03/05/2017

Será possível haver um teste surpresa?


Um professor de filosofia anuncia que haverá um teste surpresa na próxima semana. Um estudante objeta que isso é impossível, pois: 
A turma tem aulas na segunda, quarta, e sexta-feira. Se o teste for na sexta, então na quinta-feira eu seria capaz de prever que o teste é na sexta-feira. Assim, não seria uma surpresa. Será que o teste pode ser uma surpresa na quarta-feira? Não, porque na terça-feira saberia que o teste não será na sexta-feira (graças ao raciocínio anterior) e sei que o teste não foi na segunda-feira (graças à memória). Portanto, na terça-feira eu poderia prever que o teste será na quarta-feira. Assim, um teste na quarta-feira não seria uma surpresa. Mas será que poderia ser um teste surpresa na segunda-feira? No domingo as duas exclusões anteriores estariam disponíveis para mim. Por conseguinte, saberia que o teste deve ser na segunda-feira. Então, um teste na segunda-feira também não seria uma surpresa. Logo, é impossível que haja um teste surpresa na próxima semana.
Quem terá razão: o professor ou o estudante?



Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema: ,

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Será possível haver um teste surpresa?":

5 Domingos Faria: Será possível haver um teste surpresa? Um professor de filosofia anuncia que haverá um teste surpresa na próxima semana. Um estudante objeta que isso é impossível, pois:  A tur...
< >