28/12/2016

Artigos publicados em 2016


Ao terminar o ano de 2016 vale a pena recordar alguns dos meus artigos académicos que foram publicados ao longo deste ano:
  • O artigo "Is There Room for Justified Beliefs without Evidence? A Critical Assessment of Epistemic Evidentialism" foi publicado na revista internacional de epistemologia Logos & Episteme. Neste artigo discuto alguns contraexemplos ao evidencialismo epistémico. A minha conclusão é a de que a evidência é uma condição necessária, mas não suficiente, para a justificação epistémica. Para ler este artigo clique aqui.
  • O artigo "Mackie vs Plantinga on the warrant of theistic belief without arguments" foi publicado na revista internacional de filosofia da religião Scientia et Fides. Com este artigo avalio duas posições opostas e bastante influentes sobre a epistemologia da crença religiosa: a posição de John Mackie e a de Alvin Plantinga. Com este texto procurei mostrar que, ainda que a posição de Plantinga tenha alguma plausibilidade, trabalhar nos argumentos a favor da existência de Deus é uma tarefa inevitável para se sustentar a racionalidade da crença em Deus. Para ler este artigo clique aqui.
  • O artigo "Uma avaliação do argumento ontológico modal de Plantinga" foi publicado na revista de Filosofia e Ciência, Kairos, da Universidade de Lisboa. O meu objectivo foi examinar criticamente o argumento ontológico modal de Plantinga. Como conclusão tento mostrar que, apesar de ser válido, o argumento não é cogente. Para ler este artigo clique aqui.
  • O artigo "É o mal no mundo logicamente compatível com a existência de Deus?" foi publicado na revista brasileira de filosofia Aufklärung. Neste artigo analisei o problema lógico do mal, a teoria da defesa do livre-arbítrio, e como conclusão procurei mostrar que essa é uma teoria plausível que parece resistir a várias objecções. Para ler este artigo clique aqui.
  • Por fim, o artigo "O Método Socrático no Ensino da Filosofia" é um capítulo sobre a didáctica da filosofia no ensino secundário que foi publicado no livro Ensino da Filosofia em Portugal: tradição e actualidade da formação, na editora Húmus, e organizado por Artur Manso e Custódia Martins. O livro pode ser pedido à editora através do endereço humus@humus.com.pt.
Se tiverem interesse, espero que gostem destas leitura e agradeço qualquer comentário crítico sobre o que escrevi. Venha agora 2017!
Um Feliz Ano Novo :)


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Artigos publicados em 2016":

5 Domingos Faria: Artigos publicados em 2016 Ao terminar o ano de 2016 vale a pena recordar alguns dos meus artigos académicos que foram publicados ao longo deste ano: O artigo &qu...
< >