25/03/2015

O livre-arbítrio é compatível com a presciência divina?


No post anterior (ver aqui) vimos o argumento de Peter van Inwagen contra o compatibilismo entre o determinismo e o livre-arbítrio. Penso que também se pode construir um argumento similar para mostrar que a presciência divina é incompatível com o livre-arbítrio humano. Considere-se o seguinte:

Abreviaturas:
  • 'T' = 'um momento de tempo no passado'
  • 'GK' = 'Operador que expressa «Deus infalivelmente acredita que...»'
  • 'pt' = 'uma proposição p que articula um evento num tempo t posterior ao tempo T'
  • '□' = 'Operador que expressa «É logicamente necessário que»'.
  • 'N' = 'Operador que expressa «Não depende de nós que»'. [As regras deste operador N encontram-se no post anterior.]

Teses:
  • (i) No passado T, Deus acredita infalivelmente que p será o caso em t = GKTpt
  • (ii) Temos livre arbítrio para fazer p em t = ¬Npt
  • Incompatibilismo entre (i) e (ii) =  GKTpt→Npt
  • Compatibilismo entre (i) e (ii) = GKTpt∧¬Npt

Argumento a favor do incompatibilismo:
  • (1) GKTpt [premissa-suposição: Deus infalivelmente acredita pt no passado]
  • (2) N(GKTpt) [premissa: não depende de nós o que Deus infalivelmente acredita no passado]
  • (3) □(GKTpt→pt) [premissa: definição de infalibilidade]
  • (4) N(GKTpt→pt) [de 3, regra (α) do operador N]
  • (5) Npt [de 2 e 4, regra (β) do operado N]
  • (6) GKTpt→Npt [de 1-5, regra de introdução da condicional]

Será este um argumento procedente? Quem aceita a compatibilidade entre o livre-arbítrio e a presciência divina não pode aceitar a conclusão (6).  Deste modo, para continuar a defender a tese da compatibilidade, quem advoga o compatibilismo entre a presciência divina e o livre-arbítrio terá de rejeitar alguma das seguintes proposições:
  • N(GKTpt)
  • □(GKTpt→pt)
  • A regra (α) é válida
  • A regra (β) é válida
Mas será alguma dessas vias uma opção realmente viável?



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