18/11/2014

Dia Mundial da Filosofia - Um debate sobre a justificação da crença em Deus


Na próxima quinta-feira, dia 20 de Novembro de 2014, celebra-se o Dia Mundial da Filosofia. De acordo com a UNESCO, a filosofia é uma disciplina que encoraja o pensamento crítico e independente e que visa uma melhor compreensão do mundo [ver aqui]. Para celebrar este dia a UNESCO recomenda a realização de várias actividades, como debates, conferências, workshops, diálogos filosóficos, etc. Deste modo, a melhor forma de celebrar este dia é fazer filosofia. 
Neste sentido irei fazer filosofia juntamente com os alunos na Escola Secundária Jorge Peixinho sobre um dos problemas principais tratados na epistemologia da crença religiosa. Paul Moser (1985) argumenta que "a crença sem qualquer justificação é cega, ou pelo menos irrazoável". Por isso, é bom sabermos se as crenças que possuímos, ou aquelas que a sociedade em geral possui, são ou não justificadas. Uma dessas crenças é a crença de que Deus existe. Será essa uma crença justificada? Para abrir o apetite aqui fica um quadro com as principais posições padrão que procuram responder a esse problema:

Questões / Teorias
Ateísmo híper-evidencialista
Teísmo híper-evidencialista
Epistemologia reformista
Fideísmo
A crença em Deus é epistemicamente justificada?
Não
Sim
Sim
Não
A crença em Deus é justificada epistemicamente de forma inferencial?
Não
Sim
Não
Não
A crença em Deus é justificada epistemicamente de forma não-inferencial?
Não
Não
Sim
Não
A crença em Deus é moral/prudencialmente justificada?
Não
Não
Não
Sim


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema: ,

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Dia Mundial da Filosofia - Um debate sobre a justificação da crença em Deus":

5 Domingos Faria: Dia Mundial da Filosofia - Um debate sobre a justificação da crença em Deus Na próxima quinta-feira, dia 20 de Novembro de 2014, celebra-se o Dia Mundial da Filosofia. De acordo com a UNESCO, a filosofia é uma disci...
< >