09/06/2014

Artigo sobre Filosofia da Mente na RPF



Na Revista Portuguesa de Filosofia (2014, Vol. 70, Fasc. 1, pp. 112-131) foi publicado um artigo meu com o título "Será Procedente o Argumento de Kripke Contra a Teoria da Identidade Tipo-Tipo?". O resumo deste artigo é o seguinte:
O meu objetivo neste artigo é examinar criticamente o argumento de Kripke contra a teoria da identidade tipo-tipo. Assumindo a tese da necessidade da identidade, bem como a tese da designação rígida, Kripke sustenta que se a dor é idêntica à estimulação das fibras C, então a dor é necessariamente idêntica à estimulação das fibras C. No entanto, precisamente porque a proposição expressa pela frase “a dor não é idêntica à estimulação das fibras C” é uma possibilidade metafísica, Kripke conclui, por modus tollens, que não há identidade entre dor e estimulação das fibras C. Por isso, a teoria da identidade tipo-tipo não é uma solução bem-sucedida para o problema da mente-corpo. Este artigo tem duas partes. Na primeira parte, que é expositiva, apresento o argumento de Kripke contra a teoria da identidade tipo-tipo. Subsequentemente, ponho em causa o argumento de Kripke, argumentando que não é procedente, pois a nossa situação epistémica atual não nos permite determinar se é metafisicamente possível a dor não ser idêntica à estimulação das fibras C. Assim, Kripke não refuta a teoria da identidade tipo-tipo.
Palavras-chave: Filosofia da Mente, Identidade Tipo-Tipo, Kripke, Necessidade da Identidade, Designação Rígida.
Para ver o resumo na revista clique aqui.
Para comprar este número da revista clique aqui.
Para adquirir este artigo clique aqui.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema: ,

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Artigo sobre Filosofia da Mente na RPF":

5 Domingos Faria: Artigo sobre Filosofia da Mente na RPF Na Revista Portuguesa de Filosofia   (2014, Vol. 70, Fasc. 1, pp. 112-131) foi publicado um art...
< >