30/04/2014

O Entendimento e o Desentendimento: Cognição, Comunicação e Cultura



Nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio decorrerá, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a conferência O Entendimento e o Desentendimento: Cognição, Comunicação e Cultura. Esta conferência assinala o encerramento do Programa EuroUnderstanding do esquema EUROCORES da European Science Foundation, do qual o projecto “Contextualism, Relativism and Practical Conflicts and Disagreement”, EuroUnders/0001/2010, em curso na Faculdade de Letras (FL) da Universidade de Lisboa, é integrante.

A conferência é interdisciplinar, e tem quatro temas centrais: conceitos, comunicação, coordenação e normatividade. Cinco convidados oferecerão, em conjunto com os membros e colaboradores dos projetos europeus integrados no Programa, as suas respostas a problemas relacionados com os temas centrais, como por exemplo:

  • Como podem os processos comunicativos dar lugar ao entendimento mútuo, e como variam esses processos entre culturas? 
  • Como ocorrem os desentendimentos inter-culturais, e quais as suas consequências? 
  • Como influenciam os processos históricos, culturais, e os modelos cognitivo-culturais, a cognição individual, o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da identidade pessoal? 
  • Como se pode tornar a comunicação intercultural mais eficiente em diversos contextos culturais?


Mais informações em:
http://eurounderstandingfinal.wordpress.com/
http://eurounderstanding.eu/


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "O Entendimento e o Desentendimento: Cognição, Comunicação e Cultura":

5 Domingos Faria: O Entendimento e o Desentendimento: Cognição, Comunicação e Cultura Nos próximos dias 8, 9 e 10 de maio decorrerá, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a...
< >