15/05/2013

Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso



No dia 17 de Maio de 2013 pelas 15:00, na Faculdade de Letras de Lisboa (Sala Mattos Romão), o filósofo António Lopes proferirá uma palestra sobre "Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso". 

Este é o resumo da palestra:
Que tipo de coisa é Macbeth? Se dois compositores escrevem duas partituras exactamente iguais sem o saberem, quantas obras temos? Se um poeta concebe um soneto e é atropelado fatalmente antes de o escrever, existe ou existiu um poema? Ao longo das últimas décadas, filósofos da arte e metafísicos têm apresentado perspectivas extremamente diversas, originais e surpreendentes sobre o problema de saber quais as categorias metafísicas em que melhor se encaixam as diferentes obras de arte. A profusão de teorias neste campo não só cobre a quase totalidade das categorias geralmente discutidas, como a transborda. A inovação em ontologia da arte parece querer espelhar a criatividade do seu objecto. Traçarei uma panorâmica das principais teorias ontológicas hoje discutidas, como preparação para a discussão de algumas questões meta-ontológicas e metodológicas cada vez mais na ordem do dia. Deve uma ontologia da arte descrever as concepções metafísicas constitutivas implícitas no discurso e prática artísticos, ou regimentá-las? Poderão estar erradas as crenças fundamentais dessa prática acerca da natureza dos artefactos que cria e com os quais lida? A partir de que limites uma teoria deixa de ser revisionista para passar a falhar o objecto que devia analisar? Como pano de fundo estará uma sugestão: se as questões de apreciação e valor têm a primazia na filosofia da arte, a metafísica em sentido estrito é esteticamente inerte, mesmo que isso não lhe retire o fascínio.


Mais informações em: http://www.lancog.com/


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso":

5 Domingos Faria: Ontologia da Arte: Criatividade e Bom Senso No dia 17 de Maio de 2013 pelas 15:00, na Faculdade de Letras de Lisboa (Sala Mattos Romão), o f...
< >