07/02/2013

Argument Clinic




A Argument Clinic é um grupo académico de discussão filosófica logicamente disciplinada, criado por, e essencialmente para, alunos dos vários ciclos de estudos de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O grupo reúne semanalmente. Uma sessão típica da Argument Clinic inclui a apresentação de uma questão ou tese filosófica por parte de um dos participantes, seguida da sua discussão. Assim é simulado o método das quaestiones disputatae praticadas nas Universidades da Europa Medieval, naquilo que ele tinha de socrático. O tema no qual se subsume a tese ou questão apresentada é previamente divulgado, ocasionalmente em conjunto com material de apoio. A língua adoptada nas sessões tem sido a língua portuguesa.

Não existem constrangimentos quanto ao conteúdo das questões disputadas na Argument Clinic, a não ser: 1. esse conteúdo ser reconhecidamente filosófico, i.e. poder encontrar-se na literatura da especialidade, e 2. esse conteúdo ter algum interesse para a maioria dos participantes numa dada sessão. A fortiori, não há por princípio qualquer restrição de natureza filosófica à escolha dos temas a discutir.
Existe um constrangimento quanto à forma das apresentações e da discussão. O constrangimento formal é o da clareza de expressão, e a esse respeito considera-se que não é despiciendo o domínio das regras elementares da sintaxe lógica, a par da utilização consciente da gramática portuguesa.

Consultar este sítio para compreender o motivo pelo qual a Argument Clinic tem o nome “Argument Clinic”. Também é utilizado o termo "Clínica" para designar informalmente a Argument Clinic.

O grupo existe desde o semestre de Inverno de 2011/12.

Site: http://argumentclinic.weebly.com/


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema: ,

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Argument Clinic":

5 Domingos Faria: Argument Clinic A Argument Clinic é um grupo académico de discussão filosófica logicamente disciplinada, criado...
< >