15/11/2012

Debater o problema das “gerações futuras” no dia da filosofia




Desde 2002 que a UNESCO indicou a celebração internacional do Dia da Filosofia na terceira quinta-feira do mês de Novembro. Com este dia a UNESCO pretende promover a importância da reflexão filosófica e destacar o valor da filosofia para as nossas vidas quotidianas. Como sugere a UNESCO: “a filosofia é uma disciplina que estimula o pensamento crítico e autónomo e é capaz de trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e da promoção da tolerância e da paz”.

De facto, a filosofia é uma atividade crítica. Ao caracterizar-se a filosofia como crítica não se está a dizer que ela é uma atividade de “bota-abaixo”. Pelo contrário, significa que se procura em filosofia examinar se as ideias que os sujeitos cognitivos veiculam são plausíveis ou não. Com a crítica a filosofia destrói dogmas cristalizados, mostra ignorância onde se supunha um saber indisputável, nada aceita sem uma cuidadosa análise, e obriga constantemente a repensar ideias para as sustentarmos com melhores razões ou argumentos.

Esta atividade encetou-se fundamentalmente com Sócrates, na Grécia Antiga, ao estimular cada cidadão a examinar cuidadosamente as suas crenças em diálogo crítico com os outros, de modo a haver uma maior aproximação da verdade. É também isto que a filosofia nos convida a fazer hoje: a examinar e a discutir criticamente as nossas crenças.

Nada melhor do que percecionar a filosofia em ação para se compreender melhor a natureza e a relevância desta área do conhecimento humano. No ano de 2012 este dia internacional da filosofia tem como principal tema as “gerações futuras”. Por isso, uma boa sugestão para celebrar este dia é discutir este problema filosófico: Devemos preocupar-nos com as gerações vindouras? Se sim, então por que razão nos devemos preocupar com as gerações futuras? Como é que o leitor responde a estas questões?


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Debater o problema das “gerações futuras” no dia da filosofia":

5 Domingos Faria: Debater o problema das “gerações futuras” no dia da filosofia Desde 2002 que a UNESCO indicou a celebração internacional do Dia da Filosofia na terceira qui...
< >