14/09/2012

Como se deve lecionar filosofia?




Está a começar um novo ano letivo e é importante que os professores de filosofia pensem como se deve ensinar adequadamente filosofia. Para ajudar neste propósito escrevi uma dissertação, intitulada “A Tradição Socrática na Sala de Aula”, que reflete a metodologia, a didática e a prática que considero apropriadas na lecionação da filosofia no ensino secundário. Defendo que a lecionação da filosofia deve procurar fundamentalmente ensinar os alunos a pensar e a examinar criticamente ideias; por isso, o ensino da filosofia deve estar inserido na tradição encetada por Sócrates, ou seja, na tradição de um constante exame crítico. Assim, as finalidades primordiais do meu texto são as seguintes:
1. Defender a tradição socrática no ensino da filosofia em contexto de sala de aula;
2. Refutar as principais metodologias e atitudes que desvirtuam um bom ensino da filosofia;
3. Relatar como se desenvolveu a minha experiência de lecionação ao procurar que os alunos compreendam e discutam os problemas, teorias, argumentos e conceitos da filosofia, num clima de liberdade e de pensamento crítico.
Estas finalidades foram devidamente aprofundadas ao longo de quatro capítulos. Para ler a dissertação clique no seguinte link: http://criticanarede.com/teses/tsocratica.pdf . Espero que as minhas ideias sobre o ensino da filosofia não sejam acatadas passiva e acriticamente, mas que sejam discutas, analisadas e examinadas criticamente pelos leitores.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Como se deve lecionar filosofia? ":

5 Domingos Faria: Como se deve lecionar filosofia? Está a começar um novo ano letivo e é importante que os professores de filosofia pensem como se...
< >