02/03/2012

Problema da Fundamentação da Moral


"Qual é o fundamento da moral? A moral (ou ética) diz-nos como devemos viver, ou o que temos de fazer para ter uma vida boa. Mas o que é realmente o bem? Há muitas coisas boas, evidentemente; mas haverá algo que possamos reconhecer que é um bem tão fundamental que todos os outros bens resultam de algum modo dele? O que poderá ser tal coisa?

E como devemos agir? Que princípio ou princípios fundamentais devem orientar a nossa acção? Quando dizemos que uma acção é correcta e outra incorrecta, qual é realmente a diferença entre as duas? Que critério nos permite dizer que uma é correcta e a outra não?
Perguntar pelo fundamento da moral é procurar saber duas coisas:
  1. Qual é o bem último?
  2. O que faz uma acção ser correcta?
Por bem último entende-se o bem do qual os outros bens resultam. Por exemplo, o dinheiro não é um bem último, dado que só é um bem porque permite adquirir outros bens.
Immanuel Kant e John Stuart Mill respondem de maneiras diferentes a estes problemas. O primeiro defende uma ética deontológica; o segundo, uma ética utilitarista.
  • Ética deontológica de Kant: 1) o bem último é a vontade boa; 2) cumprir o imperativo categórico é o que faz uma acção ser correcta.
  • Ética utilitarista de Mill: 1) o bem último é a felicidade; 2) produzir a maior felicidade para o maior número é o que faz uma acção ser correcta.
A ética deontológica é não consequencialista porque nega que a única coisa que conta para uma acção ser correcta são as suas consequências.
A ética utilitarista é consequencialista porque a única coisa que conta para uma acção ser correcta são as suas consequências". 

Aires Almeida e Desidério Murcho (org.) (2006) Textos e Problemas de Filosofia. Lisboa: Plátano Editora, pp. 64-65.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Problema da Fundamentação da Moral":

5 Domingos Faria: Problema da Fundamentação da Moral "Qual é o fundamento da moral? A moral (ou ética) diz-nos como devemos viver, ou o que temos...
< >