12/11/2011

Uma Vida e um Carro Examinado



O filósofo Nigel Warburton criou uma interessante analogia entre examinar filosoficamente a vida e fazer uma revisão ao nosso automóvel. Em ambos os casos, se não houver exame crítico (ou uma revisão cuidadosa) podemos estar a prejudicar a nossa existência.


“Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz com que algumas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante.
A maior parte das pessoas que estudam filosofia acha importante que cada um de nós examine estas questões. Alguns até defendem que não vale a pena viver a vida sem a examinar. Persistir numa existência rotineira sem jamais examinar os princípios na qual esta se baseia pode ser como conduzir um automóvel que nunca foi à revisão. Podemos justificadamente confiar nos travões, na direcção e no motor, uma vez que sempre funcionaram suficientemente bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente injustificada: os travões podem ter uma deficiência e falharem precisamente quando mais precisarmos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas, até os termos examinado, não podemos ter a certeza disso”.
Fonte:
Nigel Warburton (2007) Elementos Básicos de Filosofia. Trad. de Desidério Murcho e Aires Almeida. Lisboa: Gradiva, pp. 19-20.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Uma Vida e um Carro Examinado":

5 Domingos Faria: Uma Vida e um Carro Examinado O filósofo Nigel Warburton criou uma interessante analogia entre examinar filosoficamente a vid...
< >