15/08/2011

Uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida



"Sócrates disse, celebremente, que uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida. Queria ele dizer que uma vida vivida sem ponderação nem princípio é uma vida tão vulnerável ao acaso e tão dependente das escolhas e acções de terceiros que pouco valor real tem para a pessoa que a vive. Queria ainda dizer que uma vida bem vivida é aquela que possui objectivos e integridade, que é escolhida e orientada pelo que a vive, tanto quanto isso é possível a um agente humano enredado nas teias da sociedade e da História.
Como a expressão sugere, a «vida com reflexão» é uma vida enriquecida pelo pensamento acerca das coisas relevantes: valores, objectivos, sociedade, as vicissitudes características da condição humana, aspirações tanto pessoais como públicas, os inimigos da prosperidade humana e os significados da vida. Não é necessário chegar a teorias apuradas sobre todos estes assuntos, mas é preciso conceder-lhes pelo menos um nadinha de reflexão, se se pretende que a vida possua um determinado grau de forma e orientação. Pensar nestes assuntos é como examinar um mapa antes de encetar uma viagem. Olhar para o mapa não é o mesmo que viajar, mas, pelo menos, fornece-nos orientação, um sentido de espaço e da forma como os locais se relacionam entre si - especialmente aqueles que se gostaria  de visitar. Uma pessoa que não pense na vida é como um forasteiro sem mapa numa terra estrangeira: para alguém assim, perdido e desorientado, um desvio no caminho é tão bom como qualquer outro e, se o rumo tomado conduzir a um local que vale a pena, terá sido meramente por acaso". 

Fonte: A. C. Grayling (2001). O significado das coisas: aplicação da filosofia à vida. Trad. de Fátima Aubyn. Lisboa: Gradiva, 2002, pp. 11-12.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema: ,

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida":

5 Domingos Faria: Uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida "Sócrates disse, celebremente, que uma vida sem reflexão não merece a pena ser vivida. Que...
< >