30/08/2010

Interculturalidade e Lusofonia: Colóquio Internacional


A pergunta sobre o sentido da cultura, e da cultura portuguesa em particular, faz parte da nossa vida quotidiana e de áreas significativas da nossa investigação. O convívio com outras culturas foi particularmente intenso no processo histórico peninsular, numa relação de profunda simbiose no período medieval, e intensificado com a diversidade de povos e de culturas que os descobrimentos proporcionaram a partir da época renascentista. A criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o movimento da lusofonia continuam a manter vivo esse espírito da nossa cultura, a partir da partilha de identidade linguística, a língua portuguesa.
A convivência multicultural, que é cada vez mais um elemento integrante da sociedade de hoje, vem reforçar a consciência dessa vocação histórica da cultura portuguesa. Nessa convivência, a presença entre nós de pessoas, grupos e comunidades lusófonas de outras nacionalidades representa também um desafio à compreensão e ao acolhimento de identidades culturais que não têm sido objecto da atenção e da entreajuda de integração que lhes é devida. Os estudos recentes sobre interculturalidade e multiculturalidade oferecem um importante contributo para o aprofundamento dessa dimensão da cultura portuguesa.
É objectivo do Colóquio estimular a reflexão e o debate sobre o sentido e a actualidade da dimensão intercultural da cultura portuguesa, enquanto expressão e vivência de reconhecimento e de compreensão profunda do outro, e, simultaneamente, de afirmação da identidade de cada um dos interlocutores. O confronto com experiências actuais de reflexão, sobre outras situações de raízes culturais múltiplas e de convivência multicultural, contribuirá para aprofundar esse mesmo objectivo, numa dimensão de universalismo e de globalização. Nesse sentido se insere o cariz interdisciplinar do Colóquio, com o convite à participação e intervenção das diversas áreas científicas que convergem para os mesmos centros de interesse e de investigação.
A comemoração de um século de vida nacional, sob a bandeira de uma democracia com propósitos renovadores, e que passou por várias fases, constitui redobrada motivação para uma participação activa e empenhada no debate dos temas que serão apresentados. Será dado particular relevo ao sentido de renovação cultural que a publicação da revista A Águia representou, a partir de Dezembro de 1910, e com o projecto cultural que o movimento da Renascença Portuguesa lhe conferiu.

Colóquio Internacional - cultura portuguesa / interculturalidade e lusofonia - FacFil UCP, 02 e 03 de Dezembro de 2010
Ver mais informações »

Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Interculturalidade e Lusofonia: Colóquio Internacional":

5 Domingos Faria: Interculturalidade e Lusofonia: Colóquio Internacional A pergunta sobre o sentido da cultura, e da cultura portuguesa em particular, faz parte da nossa vida quotidiana e de áreas significativa...
< >