28/05/2010

WebQuest


A webquest surgiu em 1995, constituindo actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase toda a informação se encontra na web. Bernard Dodge e Tom March foram os seus mentores. De forma global as webquests “consistem em actividades motivadoras, contextualizadas e orientadas para a pesquisa, que os alunos devem realizar em grupo, de acordo com uma sequência lógica previamente estabelecida”[#1]. Do mesmo modo, as actividades da webquest devem levar os alunos a pensar, a reflectir e a pensar criticamente sobre o que leram, como resolução de problemas, criatividade e análise de temas controversos e reais. É de salientar igualmente que as webquests promovem: o aprender a pesquisar informação e aprender a aprender; aprender a comunicar com outras pessoas; aprender a colaborar/cooperar; e aprender a participar socialmente.
image
Existem cinco componentes essenciais na concepção da webquest: [1] a introdução (que deve ser apelativa, motivadora e desafiante para os alunos), [2] a tarefa (em que pode ser responder a uma pergunta, comparar opiniões, realizar gráficos com os dados recolhidos, etc), [3] o processo (que contem a indicação das fases ou etapas a seguir e os recursos a consultar – igualmente devem ser dadas orientações pormenorizadas de como os alunos realizam a tarefa), [4] a avaliação (onde se deve indicar como o desempenho dos alunos será avaliado), e [5] a conclusão (onde se sublinha as vantagens de realizar este trabalho, bem como se deve lançar um desafio para pesquisas futuras).
É também importante referir que Dodge identifica 12 tipos de tarefas (taskonomy); são as seguintes: [1] redigir o que se leu (contar), [2] compilação de dados, [3] mistério (papel de detective), [4] jornalismo (papel de reporter), [5] criar um produto ou planear uma acção, [6] produtos criativos (criar uma história, poema, canção, um poster, uma pintura), [7] criar consenso, [8] persuasão (ponto de vista a apresentar, por exemplo, na câmara; escrever uma carta, um editorial; fazer um poster; criar um vídeo publicitário), [9] conhece-te! (reflexão sobre quem se é; objectivos a longo prazo; questões éticas e morais; como melhorar determinadas facetas; apreciar arte, etc), [10] tarefas analíticas (olhar atentamente para um ou vários aspectos e identificar semelhanças e diferenças), [11] Julgar/avaliar (o aluno dispõe de vários itens e tem que os ordenar ou classificar ou, ainda, escolher entre algumas opções), [12] tarefas científicas (definir hipóteses, testar hipóteses; descrever os resultados e interpretá-los). No entanto, Dodge e March advogam que limitar uma webquest a uma pesquisa orientada na Web ou no acto de copiar e colar informação é bastante redutor (pois, seria um mero debitar acrítico). Uma verdadeira WebQuest, e para isso real, rica e relevante, deve promover a análise, síntese, a resolução de problemas de forma critica e criativa. Deste modo, uma verdadeira webquest deve promover uma enriquecedora aprendizagem.
Por fim, é relevante dizer algo sobre a duração da webquest. Existem dois factores da qual depende a duração do trabalho a ser desenvolvido numa webquest: complexidade da tarefa e a faixa etária dos alunos. Bernie Dodge aponta dois tipos de duração: “curta duração” (uma a três aulas de 45m – centra-se na aquisição e integração do conhecimento) e “longa duração” (de 1 semana a 1 mês – têm por objectivo alargar e refinar o conhecimento).
__________
Notas:
[#1] - Carvalho, Ana Amélia A. (org.) (2006). Actas do Encontro sobre WebQuest. Braga: CIEd, p. 10.

Apontadores sobre as webquests:
- WebQuest: um desafio aos professores para os alunos
- WebQuest (Bernie Dodge)
- The WebQuest Dialog
- Exemplo de uma webquest: “A Religião e o Sentido da Existência”

Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "WebQuest":

5 Domingos Faria: WebQuest A webquest surgiu em 1995 , constituindo actividades orientadas para a pesquisa em que toda ou quase...
< >