09/03/2010

Plano tecnológico da educação (PTE)


A) Quais são os 3 eixos do PTE?
Os três eixos dos PTE são a tecnologia, os conteúdos, e a formação…
clip_image002


B) Quais os projectos afectos a cada um dos 3 eixos?
clip_image004
Tecnologia
A insuficiência das infra-estruturas deTIC constitui o principal factor inibidor da utilização de tecnologia no ensino. As medidas do Plano Tecnológico da Educação a implementar no eixo «Tecnologia» pretendem dar resposta às principais barreiras observadas em termos de infra-estruturas e acessos.
Kit Tecnológico Escola - Promover a utilização de tecnologia no processo de ensino, dotando todas as escolas de um número adequado de computadores, de impressoras, de videoprojectores e de quadros interactivos
Internet em Banda Larga de Alta Velocidade - Promover a utilização de tecnologia, assegurando que todos os computadores nas escolas têm ligação à Internet de banda larga com velocidade adequada, maximizando a eficiência dos investimentos.
Internet nas Salas de Aula. Redes de Área Local - Promover a utilização de tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem, assim como na gestão de processos administrativos, dotando as escolas de uma infra-estrutura de redes de comunicação que suporte a utilização de tecnologia e de Internet de forma segura e ubíqua.
Cartão Electrónico do Aluno - Aumentar a segurança nas escolas, assegurando a disponibilização de funcionalidades de controlo de acessos e de porta-moedas electrónico.
Videovigilância - Aumentar a segurança de pessoas e de bens, dotando todas as escolas de sistemas de alarme e de videovigilância e assegurando a implementação de um modelo de monitorização e de intervenção eficiente que salvaguarde a integridade dos equipamentos.
clip_image006

Conteúdos
Os conteúdos e as aplicações são essenciais para a alteração das práticas pedagógicas, ao favorecer o recurso a métodos de ensino mais interactivos e construtivistas, contribuindo para criar uma cultura de aprendizagem ao longo da vida.
Mais-Escola.pt - Promover a produção, a distribuição e a utilização de conteúdos informáticos nos métodos de ensino e aprendizagem (p. ex., exercícios, manuais escolares, sebenta electrónica, etc.). Encorajar o desenvolvimento do portefólio digital de alunos. Complementar o ensino tradicional e promover novas práticas de ensino. Minimizar a info-exclusão, disponibilizando conteúdos e ferramentas que tornem viável o ensino a distância.
Escola Simplex - Aumentar a eficiência da gestão e da comunicação entre os agentes da comunidade educativa. Generalizar a utilização de sistemas electrónicos de gestão de processos e de documentação. Melhorar o acesso à informação escolar.
clip_image008
Formação
O deficit de competências em TIC é apontado como uma das principais barreiras à utilização da tecnologia nas escolas em Por tugal. Em qualquer esforço de modernização tecnológica, o investimento em equipamentos, conteúdos e aplicações e o investimento em formação e certificação de competências TIC são mutuamente complementares.
Formação e Certificação de Competências TIC. Formação Pro - Os objectivos deste Projecto são os seguintes: Promover uma eficiente formação emTIC dos agentes da comunidade educativa. Promover a utilização das TIC nos processos de ensino e aprendizagem e na gestão administrativa da escola. Contribuir para a valorização profissional das competências TIC.
Avaliação Electrónica - Promover a utilização pedagógica das TIC. Reforçar a segurança e imparcialidade nos momentos de avaliação. Uniformizar critérios de avaliação e ritmos de aprendizagem.
clip_image010
C) Qual é a relação entre o PTE e a proposta de Jonassen (2007) - computadores como ferramentas cognitivas?
Para Jonassen os computadores podem ser bastante úteis ao apoio à aprendizagem significativa. Defende mesmo a ideia que a “utilização de aplicações informáticas como ferramentas cognitivas para fomentar e promover a qualidade de pensamento diversificado nos alunos”. Estas ferramentas devem fomentar um pensamento crítico dos alunos para representarem o que sabem. Ora o PTE visa acima de tudo renovar a estrutura da escola (mais computadores, mais velocidade na internet, etc), mas acaba por descorar elementos fundamentais para este processo cognitivo que Jonassen aborda, nomeadamente: não se apoia o professor nem os alunos em tutoriais, não refere que se pretende uma “aprendizagem significativa” nem sequer promover a qualidade de pensamento dos alunos… Portanto, o PTE fica muito agarrado em questões de infra-estruturas e esquece que o mais fundamental é que a tecnologia aumente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Ver mais informações em: http://www.pte.gov.pt ou http://ir.domingosfaria.net/pte

Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "Plano tecnológico da educação (PTE)":

5 Domingos Faria: Plano tecnológico da educação (PTE) A) Quais são os 3 eixos do PTE? Os três eixos dos PTE são a tecnologia, os conteúdos, e a formaçã...
< >