08/03/2010

"Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário"


Vamos transcrever algumas passagens do artigo “Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário” que achamos interessantes:

Sobre a Web 2.0 – “O’ Reilly (2005) propôs o conceito de Web 2.0, que consiste na conceptualização de uma nova geração de aplicações na Web. A Web é vista como uma plataforma em que tudo está acessível. As pessoas deixam de precisar de ter o software no seu computador porque ele está disponível online, facilitando a edição e publicação imediatas…”

Sobre a pesquisa – “Deste modo se compreende, como referem Albion e Maddux (2007), que mais do que o acesso à informação o desafio está, agora, sobretudo na selecção da informação. (…) saber pesquisar e avaliar a qualidade da informação encontrada passaram a ser dois requisitos complementares de grande importância. É necessário orientar os alunos na avaliação da informação encontrada, ajudando-os a identificar parâmetros que os orientem nesse processo. Fomentar uma pesquisa livre, sem qualquer orientação, numa aula, com alunos inexperientes, trará mais inconvenientes do que vantagens”.

Questões metodológicas – “Um outro aspecto que não pode ser descurado prende-se com a referência aos sites consultados, acautelando-se desse modo os direitos de autor e o plágio. (…) Aprender a analisar, a sintetizar e a reaplicar em diferentes contextos, torna-se imprescindível e pode ser, simultaneamente, uma forma de combater o plágio”.

Cooperação vs Colaboração – “Como mencionam Henri e Rigault (1996), numa abordagem cooperativa as tarefas são divididas pelos membros do grupo e são realizadas individualmente, numa abordagem colaborativa as tarefas são realizadas por todos num contínuo de partilha, diálogo e negociação”.

A internet no ensino – “Os professores que criam os seus sites de apoio às disciplinas que leccionam, não só apresentam a planificação das suas aulas, como as actividades a desenvolver com apontadores para os sites a consultar, bem como a integração de ferramentas que podem ser usadas como colaborativas, como o blog, podcast e o wiki, e ferramentas de comunicação como o fórum e chat (cf. Cruz, 2006; Moura, 2005). As actividades podem ser WebQuest, Caça ao Tesouro, outras actividades de pesquisa orientada, exercícios no HotPotatoes, informações áudiono podcast, vídeos no YouTube, entre outros”.


Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo ""Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário"":

5 Domingos Faria: "Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário" Vamos transcrever algumas passagens do artigo “ Rentabilizar a Internet no Ensino Básico e Secundário ” que achamos interessantes: Sobr...
< >