23/03/2010

a) Como avaliar a informação online?


A informação disponível na World Wide Web encontra-se em constante crescimento. Porém, este “dilúvio de informação” não é sinónimo de qualidade. Pois, na Web constate-se facilmente e muitas vezes informações irrelevantes. Deste modo, é necessário «peneirar» a informação, avaliando criticamente os sites, para assim termos informações relevantes e credíveis.
Então, como podemos avaliar se uma informação online é relevante ou não? Podemos contar com uma série de indicadores que constituem um auxiliar neste processo avaliativo. Com a leitura do texto “Indicadores de Qualidade de Sites Educativos” seleccionamos pessoalmente alguns critérios que consideramos fundamentais. Perspectivamos três pólos essenciais para a avaliação da informação online: conteúdos, autoridade, e aspectos formais. Vamos abordar seguidamente cada um destes pólos:
Conteúdos – Para avaliar a credibilidade da informação online é essencial prestar atenção aos conteúdos. Nomeadamente é preciso analisar se os conteúdos são objectivos, completos e rigorosos, se a sua abordagem é realizada tanto em amplitude como em profundidade. Os conteúdos têm que ser fiáveis e sem erros (sendo muitas vezes recomendado alguém que verifique a informação – como no site de filosofia http://criticanarede.com). É importante sondar se existe corroboração dos conteúdos apresentados no site com outras fontes. Convém, do mesmo modo, avaliar se os conteúdos não estão tendencialmente enviesados, defendendo-se de forma camuflada uma mera opinião; ou se de facto são factuais e originais. Para cumprir o requisito da honestidade intelectual é preciso verificar se não existe mero plágio e se estão patentes referências bibliográficas ou notas de rodapé aos conteúdos. A qualidade da escrita (do áudio ou vídeo) dos conteúdos respeitando-se as normas gramaticais e linguísticas é fundamental para a mensagem ser bem transmitida. Por fim, é relevante averiguar se estão patentes a data da produção, disponibilização e actualização dos conteúdos (pois é importante contextualizar os conteúdos para o leitor – os conteúdos não são atemporais); bem como é essencial que os conteúdos estejam “assinados” por um autor que é o responsável pela sua informação, devendo igualmente estar presente o contacto para que possa haver interacção com o autor.
Autoridade – Quando se avalia a informação online é imprescindível indagar sobre autoridade da fonte. Ou seja, é preciso examinar se o autor é de confiança, atendendo-se às suas credenciais, publicações e qualificações para a temática abordada, se é especialista no tema que apresenta. Pode ser importante ver se o autor é conhecido e citado naquela área de informação que apresenta. A apresentação do contacto da “autoridade” é importante para assim se poder estabelecer com ele uma interacção e feedback, para se tirar dúvidas, explicações, críticas, etc. O tipo de domínio onde as informações online estão presentes pode constituir igualmente um factor de avaliação.
Aspectos formais – Outro elemento que deve ser tido em conta na avaliação da informação online prende-se com os aspectos formais. Deste modo, é necessário analisar se o interface distrai ou ajuda a percepção das informações online. Por exemplo, é preciso observar se o design ou gráficos do site têm uma função relevante no enriquecimento da informação online ou se apenas são ruído, desviando assim a atenção do essencial. Do mesmo modo, a forma como estão organizadas as informações e a velocidade do “download” destas informações são aspectos relevantes para a avaliação.

Referência bibliográfica:
Carvalho, A. A. (2005). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF  –  Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação: Avaliação de locais virtuais de conteúdos educativos, Número 2, Ministério da Educação, 55-78. http://hdl.handle.net/1822/5922

Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:

Escreva aqui os seus comentários ao artigo "a) Como avaliar a informação online?":

5 Domingos Faria: a) Como avaliar a informação online? A informação disponível na World Wide Web encontra-se em constante crescimento. Porém, este “dilúvio de informação” não é sinónimo de qualid...
< >