11/10/2008

Cristianismo e ateismo em Portugal: que diálogo?


Numa sociedade progressivamente mais complexa e com uma crescente diferença em opiniões, o debate de ideias e de argumentos é condição essencial para um entendimento entre diferentes crenças.

O ateísmo teve recentemente uma exposição à sociedade possivelmente sem paralelo no passado desta filosofia de vida: ateístas individuais saltaram para a ribalta mediática com livros de grande sucesso de vendas, um número elevado de comunidades virtuais foram criadas, e organizações de carácter associativo foram constituídas para a promoção e divulgação do ateísmo.

Num país com fortes raízes cristãs, e com uma Igreja Católica que é a religião com maior número de fiéis, o debate entre estes parceiros sociais ganha uma dimensão própria: qual a relação entre crentes e não crentes, e quais as motivações destes agentes.

Assim vimos apresentar o "Debate: Cristianismo e ateísmo em Portugal: que diálogo?" a acontecer no dia 15 de Outubro, a começar às 17 horas na Universidade Católica, Auditório 511, Piso 1 do Edifício da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais. Este Debate irá contar com a presença de cristãos e de ateus, num formato de comunicações e debate e com perguntas do público.

O Debate terá o seguinte programa.
Início às 17 horas.
1º Momento – Comunicação de boas vindas e enquadramento do tema pelo Prof. Peter Stilwell

2º Momento
1ª Comunicação -  Fé, Ciência e Ateísmo – Dr. Artur Morão
2ª Comunicação – Ateísmo, Religião e Comportamentos – Dr.ª Ana Valente
Mesa redonda – moderação do Prof. Stilwell

Intervalo

3º Momento
3ª Comunicação -  A dimensão filosófica do cristianismo. – Prof. Alfredo Dinis
4ª Comunicação – A dimensão técnica do ateísmo – Prof. Ricardo Silvestre
Mesa redonda – moderação de Helder Sanches

A entrada é gratuita.



Gostou deste artigo? Receba outros por e-mail, assine a nossa newsletter. Digite aqui o seu e-mail:

Este artigo, com comentários, encontra-se no seguinte tema:
5 Domingos Faria: Cristianismo e ateismo em Portugal: que diálogo? Numa sociedade progressivamente mais complexa e com uma crescente diferença em opiniões, o debate de ideias e de argumentos é condição esse...
< >